Assessoria Técnica ÁTICO

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 18h02 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 12h11

Apresentação  Como trabalhamos  Projetos ativos  Sempre Átiquer  Contato  Saiba mais

ATICO rbg principal

ÁTICO é uma sigla para Assessoria Técnica de Interesse à Comunidades Organizadas.

Identifica-se como um escritório modelo de arquitetura e urbanismo que atua como extensão universitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo (IFSP-SPO) e age junto a grupos organizados considerando o direito à cidade e à qualidade de vida.

O grupo surgiu em meados de 2016, dois anos depois da inserção do curso de Arquitetura e Urbanismo no IFSP-SPO, após estudantes identificarem a necessidade do curso abarcar a relação da arquitetura, urbanismo e construção civil com as questões sociais. Em conjunto, os professores (Alexandre Kenchian e Valéria da Graça) e estudantes construíram o projeto de extensão universitária ÁTICO. Foi concretizado, então, um grupo que fosse

institucional, que levasse a arquitetura para fora da universidade e que retornasse à sociedade todo o aprendizado adquirido no ambiente acadêmico. Vale ressaltar, ainda, que desde 2019 - após um processo de reestruturação - a ÁTICO tornou-se um Escritório Modelo em consonância com o projeto da FeNEA.

A ÁTICO é uma iniciativa do Departamento de Construção Civil do IFSP Câmpus São Paulo, porém aceita e incentiva a integração de alunos de todas as áreas de conhecimento - bem como de outras faculdades. Além disso, o grupo organiza-se de forma horizontal, não havendo distinção hierárquica entre seus membros nem cargos a serem ocupados.

Pode-se ingressar na ÁTICO como membro efetivo (voluntário ou bolsista) ou ainda como membro colaborador. O processo de acolhimento da ÁTICO ocorre mediante questionário e promoção de eventos de boas-vindas, que são sempre divulgados pela equipe.

Não há pré-requisitos e o grupo se esforça para acolher todos os interessados em participar. Caso haja interesse, entre em contato por qualquer meio de comunicação da ÁTICO ou com algum membro: Sinta-se livre para contatar a qualquer momento!

MISSÃO

Atuar, como agentes de mudança, na garantia do direito à cidade e da qualidade de vida junto às comunidades organizadas e outros atores, promovendo impacto social.

VISÃO

Ser uma assessoria técnica multidisciplinar, reconhecida nacionalmente pela atuação no Estado de São Paulo, contribuindo para o combate da desigualdade social e da falta do direito à cidade na esfera em que atuamos.

VALORES

A ÁTICO tem valores através dos quais alcança seus objetivos, eles são definidos pela junção das palavras que permeiam nossa atuação com a sigla ÁTICO. Este neologismo é utilizado a fim de trazer um maior pertencimento da equipe a esses princípios.

AbraçÁTICO: Valorizamos a criação de vínculos afetivos como forma de união e acolhimento, cuidando da saúde mental de todos e respeitando nossa diversidade, sem quaisquer formas de preconceito e opressão.

EngajÁTICO: Pertencemos a uma equipe comprometida e alinhada, disposta a dar visibilidade e dissipar a nossa entidade. A formação de nossa família envolve dedicação, seriedade e organização.

EmpÁTICO: Compreendemos e respeitamos, em suas particularidades, todas as pessoas, órgãos e comunidades, direta ou indiretamente envolvidos em nossos projetos.

PlurÁTICO: Somos formados por estudantes, docentes e demais interessados de diferentes áreas de conhecimento, focados no desenvolvimento coletivo embasado pela troca de saberes.

ApropriÁTICO: Buscamos, de forma horizontal, garantir a todas as partes envolvidas o domínio e a apropriação dos processos e produtos obtidos ao longo do grupo de trabalho.

PosicionÁTICO: Lutamos pelo direito à cidade e pela permanência da extensão universitária, por compreender que este é um dos nossos principais espaços de atuação estudantil, produção científica e retorno para a sociedade.