Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Ático - Projetos ativos

Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 15h32 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2023, 10h37

Apresentação  Como trabalhamos  Projetos ativos  Sempre Átiquer  Contato  Saiba mais

 

GT Vila Santo Antônio do Canindé

A Vila Santo Antônio é uma comunidade localizada próxima ao IFSP onde a ÁTICO presta assessoria técnica para diversas famílias que vivem em situação precária, buscando sempre compreender e atender suas demandas. Dentre os trabalhos já realizados, é possível destacar o acompanhamento, em 2019–2020, do projeto “Se Liga na Rede”, da SABESP, para ligação das casas à rede de esgoto.

atico caninde 1 atico caninde 2

Em 2022–2023, o grupo vem trabalhando na elaboração do projeto para a última casa de madeira da Vila, visando sua reconstrução em alvenaria. Ademais, será dado início ao processo de cadastramento dos moradores, a fim de facilitar suas documentações para o pedido de usucapião do espaço.

atico caninde 3 atico caninde 4


GT Estação EMEF Jaraguá

Na EMEF, o desafio principal era tornar o espaço mais acessível, uma vez que o terreno é muito acidentado. Além disso, o GT pauta-se na participação ativa dos alunos e funcionários da escola no entendimento do espaço externo onde se dá o projeto. Dessa forma, busca-se inserir na discussão temas como acessibilidade e direito à cidade para os alunos por meio de oficinas educativas e rodas de conversa.

atico jaragua 1 atico jaragua 2

Em 2022 - 2023 o GT trouxe o foco também para o paisagismo local, uma vez que a escola localiza-se próxima ao Pico do Jaraguá, um ponto importante para o município de São Paulo, por conta da sua topografia e vegetação. Dessa forma, as oficinas tiveram a proposta de demonstrar a relevância daquele espaço tanto para os usuários quanto para a própria cidade. O projeto encontra-se em processo de finalização.

atico jaragua 3 atico jaragua 4


GT Ocupação Ribeirão Vermelho

Em 2021, a ÁTICO em parceria com o Escritório Modelo Colméia, fundou o GT com o objetivo de regularização fundiária e urbanização da área da Ocupação Ribeirão Vermelho, tencionando somar na luta pela permanência dos moradores no local, apesar das pressões da prefeitura para desocupação da área. Com o apoio do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo), conquistado a partir de um edital de fomento com duração de maio a setembro de 2021, foi desenvolvido o plano de trabalho denominado “Mitigação de Conflitos Fundiários em Contexto Metropolitano: Ocupações Ribeirão Vermelho e Esperança - Osasco/SP”, que visa suprir algumas das demandas de ATHIS no local, atendendo à Lei Federal no 11.888/200. O edital possibilitou a contratação de um corpo de 30 profissionais em arquitetura e urbanismo para a realização das ações, além de uma advogada, uma técnica social e estagiários de arquitetura e urbanismo e engenharia civil para acompanhamento dos trabalhos. O resultado dessas parcerias foi a criação de um plano urbano da área e uma cartilha de melhorias habitacionais.

atico 09 atico 10

atico 11 atico 12

Após a entrega desses documentos para a comunidade local e o fim das parcerias, a ÁTICO continuou mantendo contato com os líderes da Ocupação, para atender outras demandas necessárias. Em 2022, o grupo realizou um projeto de horta comunitária no local, escrevendo um plano de trabalho em parceria com os líderes. O envio do documento foi feito a uma associação que disponibilizou o recurso financeiro do projeto. A ÁTICO também realizou, no mesmo ano, uma ação de Natal Solidário, onde foram arrecadados brinquedos para as crianças da Ocupação.

atico 13 atico 14

atico 15 atico 16

Fim do conteúdo da página