Página inicial > Menu Institucional > Menu Institucional - Estrutura organizacional > Notícias DCM > Escola Sírius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021)

Escola Sírius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021)

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 15h13 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 15h15

Câmpus São Paulo esteve presente, entre os dias 26 e 30 de julho de 2021, na 3ª edição (on-line) da Escola Sírius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021), contemplando também algumas vagas para professores do ensino superior. O professor Osvaldo Canato Junior representou o câmpus na segunda modalidade.

A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Segundo Canato, a participação ocorreu como parte dos compromissos firmados no processo seletivo, “uma vez que fiquei de realizar uma divulgação da atividade e do Sírius como um todo para a comunidade do Câmpus São Paulo”.

Sírius é o novo acelerador do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), um dos laboratórios presentes no Câmpus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas, São Paulo, onde se desenvolvem diversas pesquisas científicas de ponta, geralmente interdisciplinares. Os demais laboratórios existentes são Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

O Sírus constitui-se como a peça central do conjunto, sendo inclusive uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo, com a luz síncroton sendo uma luz de intenso brilho gerada a partir da aceleração de elétrons tendo por finalidade investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

A escola se desenvolveu com diversas aulas on-line, se constituindo em interessante interlocução entre os pesquisadores brasileiros que hoje lá realizam pesquisas de referência internacional e professores de ensino médio de diversas localidades brasileiras (participaram cerca de 250 pessoas).

Ficou interessado? Foi construído um espaço virtual no Moodle Câmpus em que é possível conferir as aulas já ministradas. O conteúdo está em construção e serão acrescentados conforme forem disponibilizados pelos organizadores do evento.

Para conferir, acesse: https://eadcampus.spo.ifsp.edu.br/course/view.php?id=5641