Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Menu > Grupos e linhas de pesquisa - Mestrado Profissional em Automação e Controle de Processos
Início do conteúdo da página

Grupos e linhas de pesquisa - Mestrado Profissional em Automação e Controle de Processos

Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2016, 14h06 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 13h28

English Español


Grupos de Pesquisa

Grupo de Automação e Controle de Sistemas

 


Linhas de Pesquisa

As principais linhas de pesquisa do programa são:

Automação da Produção: Esta linha de pesquisa tem por objetivo geral desenvolver atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento direcionados para aplicações em sistemas de automação no ambiente de produção empresarial. Serão adquiridos e desenvolvidos conhecimentos sinérgicos de Automação da Produção desde o tratamento das informações do chão de fábrica através da instrumentação industrial, programação, interfaceamento analógico-digital, controle lógico de eventos discretos através de sistemas microprocessados, atuadores e acionamentos, automação de máquinas e sistemas até a robotização dos processos industriais. Desta maneira, o aluno adquire visão sistêmica que lhe permite desenvolver atividades relacionadas aos sistemas automáticos, integrados e flexíveis de manufatura através da integração de tecnologias, metodologias e estratégias envolvendo máquinas, equipamentos, processos e recursos humanos com objetivo de melhoria de qualidade, preço, produtividade e ou flexibilidade com consequente melhoria de competitividade das empresas da região.

Pesquisadores: João Sinohara da Silva Souza; Ricardo Naoki Mori e Écio Naves Duarte.

Processamento e Análise de Sinais: Nesta linha de pesquisa são investigados diferentes tipos de sinais eletrônicos utilizados em múltiplas aplicações de sistemas digitais, tais como processamento de imagens, sinais em telecomunicações (com e sem fio), sinais de controle em plantas industriais, entre outros. Desta forma, torna-se possível desenvolver novos sistemas de controle de processos ou otimizar outros já existentes, minimizando-se ruídos e/ou refinando-se a qualidade do sinal útil de interesse em cada aplicação.

PesquisadoresRicardo Pires; César da Costa e Fábio da Silva Bortoli

Controle de Sistemas: Estudo sobre a aplicação de diversas técnicas de sistemas de controle lineares e não lineares com ênfase em sistemas dinâmicos em geral.

Pesquisadores: Alexandre Brincalepe Campo; Alexandre Simião Caporali e Eduardo Alves da Costa.

Robótica, Inteligência Artificial e Bioengenharia: Manipuladores robóticos; controle de sistemas robóticos; interação homem/máquina; mãos e garras robóticas; dispositivos mecatrônicos para reabilitação humana; órteses e próteses; robôs móveis; sistemas embarcados; inteligência artificial aplicada a soluções de problemas; redes neurais artificiais; lógica nebulosa; sistema neurofuzzy; órgãos artificiais; hemodinâmica e neuroreabilitação.

Pesquisadores: Paulo Marcos de Aguiar; Paulo Roberto Barbosa; Tarcísio Fernandes Leão e Ênio Segatto.

 

 

Fim do conteúdo da página