Cursos técnicos
TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio - Modalidade EJA
O técnico em Administração está habilitado para: executar operações administrativas de planejamento, pesquisa, análise e assessoria relacionadas a gestão de pessoal, de material e produção, deserviços, a gestão financeira, orçamentaria e mercadológica; utilizar sistemas de informação e aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas, sejam operacionais, de coordenação, de chefia intermediaria, seja de direção superior, sob orientação; elaborar orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros; elaborar e expedir relatórios e documentos diversos; auxiliar na elaboração de pareceres e laudos para tomada de decisões.
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio
O técnico em Desenvolvimento de Sistemas analisa requisitos e funcionalidades do sistema. Desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento e linguagens de programação específicas. Executa manutenção de programas de computador e suporte técnico. Realiza modelagem de aplicações computacionais. Realiza testes funcionais de programas de computador e aplicativos.
Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio
O curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IFSP atende às demandas típicas em um mercado de trabalho de forte dinamismo e aplica aos alunos, formação ética, social e no trabalho, responsabilidade e visão consequente de suas decisões técnicas, adaptabilidade, disposição para o crescimento intelectual, com foco à preservação do meio ambiente de forma sustentável. A habilitação em eletrônica prepara os futuros profissionais como empreendedores, capacitando-os para aplicar modernas tecnologias relacionadas a projetos, instalação e manutenção dos mais diversos equipamentos eletrônicos e sistemas embarcados, encontrados nos seguintes seguimentos: empresas concessionárias de energia elétrica e de telecomunicações, empresas de representação, vendas e assistência técnica de materiais e equipamentos elétricos e eletrônicos, laboratórios de ensaios elétricos e eletrônicos, empresas de consultoria, projetos, instalações e manutenções de máquinas e equipamentos eletroeletrônicos; grandes centros hospitalares, grandes data centers, indústria automobilística, indústria aeronáutica, empresas ligadas ao agronegócio, entre outras que atuam neste vasto campo tecnológico.
Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio
O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas e de infra-estrutura para instalações de telecomunicações em edificações de acordo com normas técnicas e de segurança. Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas.
Propõe o uso eficiente da energia elétrica e a utilização das respectivas fontes alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos. O profissional pode atuar em concessionárias de energia elétrica, prestadoras de serviço, indústrias, em geral, no setor de manutenção e automação, indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.
Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Substituído pelo curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio
O Técnico em Informática é um profissional que pode atuar em diversos ramos e áreas: atua no desenvolvimento de rotinas de cálculo e tomadas de decisão, manipula base de dados mono ou multiusuário, utiliza ferramentas de programação visual, e elabora programas em linguagens de alto nível, efetua e avalia testes nos programas desenvolvidos. Também atua no projeto e desenvolvimento de sistemas computadorizados, através de metodologia adequada, aplica técnicas de gerenciamento de Banco de Dados em modelos práticos, e elabora pesquisa de produtos e custos para instalação de redes de computadores, elabora e especifica projeto de redes de computadores, executa a instalação de rede física e testes de funcionamento, desenvolve programas em linguagens comercialmente utilizadas e Projetos Lógicos e Físicos destinados a atender às necessidades de informatização e automatização de setores administrativos de uma empresa, dentre outras atividades.
Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio
Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica. Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Desenho técnico. Projetos mecânicos. Materiais. Medição. Processos de fabricação. Componentes de máquinas. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Comando numérico computadorizado (CNC).Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM). Máquinas térmicas. Manutenção e instalação de equipamentos. Possibilidades de atuação: Indústrias. Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Prestadoras de serviço.
Técnico em Qualidade Integrado ao Ensino Médio - Modalidade EJA
Colabora na elaboração de manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios dos processos de qualidade das empresas. Registra, o controle da qualidade, em formulários específicos e de acordo com as normas e padrões pré-estabelecidos. Atua na elaboração e execução da auditoria interna da qualidade e acompanha a auditoria externa. Divulga os procedimentos de qualidade e propõe ações de informação e formação especifica. Identifica não conformidades em produtos e processos, suas possíveis causas e ações corretivas e preventivas.
Técnico em Sistemas de Energia Renováveis Integrado ao Ensino Médio
O perfil profissional do egresso do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável contempla o domínio do conhecimento necessário para atuar nas áreas de instalação, manutenção e projeto de sistemas de energia renovável. Realiza projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia; Coordena atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica); Segue especificações técnicas e de segurança, e realiza montagem de projetos de viabilidade de geração de energia elétrica proveniente de fonte eólica, solar e hidráulica em substituição às convencionais.
Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio
O Técnico em Telecomunicações participa da elaboração de projetos de telecomunicações, atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática, incluindo a prestação de serviços, assistência técnica, elaboração de documentação técnica e treinamento de sistemas de telecomunicações. O profissional pode atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, radiodifusão, indústrias de telecomunicações, agências reguladoras e provedores de internet, empresas de TV a cabo e laboratórios de desenvolvimento e pesquisa. Realiza programação de softwares específicos para equipamentos de telecomunicações, bem como, instalação de sistemas associados à Internet das Coisas (IoT).
TÉCNICO CONCOMITANTE OU SUBSEQUENTE
Técnico em Automação Industrial
O técnico em Automação Industrial compreende o mundo do trabalho e os processos produtivos que o transformam a partir da integração entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. Desenvolve e integra soluções para sistemas de automação visando à medição e ao controle de variáveis em processos industriais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Emprega programas de computação e redes industriais no controle de processos industriais. Planeja, controla e executa a instalação e a manutenção de equipamentos automatizados e/ou sistemas robotizados para controle de processos industriais.
Técnico em Desenvolvimento Comunitário
O curso técnico em Desenvolvimento Comunitário tem duração de 3 semestres cursados no período noturno. O egresso, habilitado para atuação em Desenvolvimento Comunitário, compreende o mundo e os processos produtivos que o transformam a partir de uma formação integral que articula conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos e atua criticamente face às transformações sociais contemporâneas. No exercício profissional, o técnico em Desenvolvimento Comunitário organiza grupos de interesse nas comunidades; promove ações de integração e de aproximação positiva; articula temáticas de cultura, educação, esporte e lazer, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, saúde, turismo, trabalho e renda, além de identificar potencialidades, necessidades, demandas sociais e vulnerabilidades locais. Atua na leitura e interpretação das informações geradas a partir dos dados coletados no território e nas instituições públicas e privadas. Elabora projetos e programas sociais, bem como desenvolve ações temáticas para a formação de lideranças comunitárias e junto a estas. Em sua atuação cidadã intervém de forma responsável e ética que compreende e respeita as diferenças, reconhece a diversidade sexual, de gênero e étnico-racial, o que contribui para a inclusão e o desenvolvimento social.
Técnico em Edificações
O técnico em Edificações elabora projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais como instalações elétricas, hidro-sanitárias, gás, e incêndio por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos. Executam detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálicas, planejam obras, elaboram orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensionam equipes de trabalho. Fazem orçamento de materiais e mão-de-obra. Fazem coleta de material para ensaios tecnológicos de laboratório e de campo, analisam resultados e avaliam comportamento dos materiais de construção. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras.
Técnico em Eletrotécnica
O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas e de infra-estrutura para instalações de telecomunicações em edificações de acordo com normas técnicas e de segurança. Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas.
Técnico em Mecânica
Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica. Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Desenho técnico. Projetos mecânicos. Materiais. Medição. Processos de fabricação. Componentes de máquinas. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Comando numérico computadorizado (CNC).Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM). Máquinas térmicas. Manutenção e instalação de equipamentos. Possibilidades de atuação: Indústrias. Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Prestadoras de serviço.
Técnico em Serviços de Restaurante e Bar
Auxilia e atua na gestão, controle, supervisão e organização de serviços de restaurante e bar, nas mais diferentes classificações e tipologias. Organiza e realiza procedimentos e rotinas de funcionamento de um estabelecimento do setor de alimentos e bebidas. Supervisiona o serviço de alimentos e bebidas no salão, no bar e em eventos. Coordena o atendimento ao cliente no estabelecimento e em eventos. Coordena equipes de serviço de salão e bar. Aplica controles operacionais em relação a vendas, equipamentos, utensílios e manutenção da infraestrutura. Monitora o recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque. Colabora com a elaboração e a revisão de cardápios.
Técnico em Telecomunicações
(curso encerrando atividades, sem novas turmas)
O Técnico em Telecomunicações participa da elaboração de projetos de telecomunicações, atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática, incluindo a prestação de serviços, assistência técnica, elaboração de documentação técnica e treinamento de sistemas de telecomunicações. O profissional pode atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, radiodifusão, indústrias de telecomunicações, agências reguladoras e provedores de internet, laboratórios de desenvolvimento e pesquisa e empresas de TV a cabo.
Redes Sociais