EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERIFERIA: EXPLORANDO OS SENTIDOS DA VACINAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA
Autor(a): Adilson Eduardo da Silva Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
Data da defesa: 06/02/2025
Resumo: Esta pesquisa investigou a percepção de estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Cidade Tiradentes, periferia de São Paulo, sobre a vacinação. Adotou-se uma abordagem de ensino de ciências sob uma perspectiva decolonial e antirracista. A pesquisa, de caráter qualitativo, seguiu a metologia de pesquisa-ação, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise da produção dos estudantes utilizando a Análise de Conteúdo. O objetivo foi compreender como fatores culturais, sociais e o acesso à informação influenciam as atitudes dos estudantes em relação à vacinação, além de avaliar o impacto da desinformação e dos mitos na hesitação vacinal. Os resultados indicaram que, embora a maioria reconheça a importância da vacinação, ainda há receios, especialmente relacionados ao medo de agulhas e à desinformação. A influência familiar mostrou-se relevante, com predominância de apoio à vacinação, embora algumas dúvidas persistam. Identificou-se que a principal fonte de informação dos estudantes é a televisão. Além disso, constatou-se o desconhecimento sobre cientistas brasileiros e negros, evidenciando a marginalização dessas figuras na ciência. Para enfrentar esses desafios, desenvolveu-se uma sequência didática baseada nos Três Momentos Pedagógicos, abordando desinformação, desigualdades sociais, impacto das políticas públicas e valorização dos saberes tradicionais. Esse material foi adaptado como produto educacional voltado para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Palavras-chave: Educação Antirracista. Educação sobre vacinação. Ensino de Ciências.
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