Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Quadro de Avisos > IFSP orienta a gestão de redes sociais oficiais
Início do conteúdo da página

IFSP orienta a gestão de redes sociais oficiais

Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 17h35 | Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 17h35

As redes sociais devem seguir os princípios da impessoalidade

A Justiça Federal proibiu o Governo Federal, seja nas contas de titularidade da Secom, do Palácio do Planalto ou de qualquer outra conta oficial da Administração Pública, de usar em perfis institucionais, nas redes sociais, imagens de autoridades ou qualquer identificação de caráter promocional de autoridades ou servidores públicos.

Em decisão provisória, proferida em 10 de fevereiro de 2022, a juíza Katia Ferreira, da 3ª Vara Federal do Distrito Federal, acatou parcialmente ação civil movida pelo MPF (Ministério Público Federal). A decisão foi baseada no preceito disposto no art. 37, § 1º, da CF/88, que dispõe sobre a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, e determina que elas deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.

Portanto, para cumprir corretamente a decisão judicial, válida para toda a Administração Federal, os câmpus e servidores responsáveis pelos perfis oficiais (ou ainda aqueles perfis usados como se fossem oficiais) deverão se abster, ao utilizar as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Tiktok etc.), de: 

  • Fazer promoção pessoal de servidores;
  • Fazer promoção pessoal de autoridades;
  • Utilizar nomes, símbolos e imagens de servidores e autoridades com a intenção de fazer promoção pessoal;
  • Utilizar ‘slogans’, símbolos e cores de campanhas de servidores ou de autoridades;
  • As publicações devem possuir caráter informativo, educacional ou de orientação social, sem existir promoção pessoal de agentes públicos.

As contas oficiais devem guardar nítida e estrita referência aos assuntos de relevância ao IFSP. Não se permite a utilização dos canais oficiais, que contam com todas as formalidades e sinais característicos da representação da Instituição, com finalidades outras, tais como partidárias as e/ou pessoais do ocupante de cargo público ou político.

Fonte: www.ifsp.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página