Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Biblioteca > Menu principal > Biblioteca - Serviços
Início do conteúdo da página

Biblioteca - Serviços

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2016, 15h53 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 10h54

Início

Apresentação Acervo Regulamento Serviços Tutoriais e Manuais Clube do Livro - BFM


TERMINAIS DE CONSULTA AO ACERVO

São os computadores que dão acesso à base de dados da biblioteca, possibilitando a localização das obras do acervo.


COMPUTADORES

A biblioteca Francisco Montojos oferece para a comunidade acadêmica computadores para a pesquisa acadêmica e a produção do conhecimento.


CAIXAS DE DEVOLUÇÃO DE LIVROS

As devoluções de itens emprestados pela biblioteca poderão ser realizadas nas caixas de devolução localizadas na frente da biblioteca.

A devolução poderá ocorrer em qualquer horário em que o Campus São Paulo esteja aberto.

biblioteca servicos 01 biblioteca servicos 02

Regras de utilização da caixa de devolução

- Serão aceitas as devoluções de itens emprestados apenas pela biblioteca do Campus São Paulo. Demais materiais, como doações, serão desconsiderados.

- Os itens serão recolhidos da caixa de devolução diariamente (com exceções como fins de semana, feriados, pontos facultativos). Destacamos QUE a devolução do item só se completa após a checagem do estado de conservação dos livros por nossos funcionários e com a baixa do empréstimo no sistema Pergamum.

- Caso o item devolvido esteja em atraso, será gerada uma suspensão conforme previsto no Regulamento de uso das bibliotecas do IFSP foi instituída pela Portaria n. 1612 de 07 de maio de 2019.

- Itens entregues danificados (sujos, molhados, rasgados, etc..), será designado ao usuário a reposição do material.


CADASTRO DE USUÁRIOS EXTERNOS

Para o cadastro de usuários externos é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de endereço.

Modelo de ficha de cadastro de novos usuários


EMPRÉSTIMO

Material bibliográfico - O usuário poderá retirar da biblioteca as obras do seu interesse, mediante a apresentação do crachá ou informar seu número de matrícula acompanhado de qualquer documento oficial com foto.

Chave do guarda-volume - O usuário poderá retirar a chave do guarda-volume, que deve ser utilizado apenas pelo usuário durante sua permanência na biblioteca, mediante a apresentação do crachá ou informar seu número de matrícula acompanhado de qualquer documento oficial com foto no balcão de atendimento.


CONSULTA LOCAL

Na consulta compreende-se a utilização do material dentro da biblioteca do IFSP – SPO.


RENOVAÇÃO

Compreende estender a permanência do item bibliográfico por mais um período, desde que não esteja reservado para outro usuário.


RESERVA

O usuário poderá reservar a obra de seu interesse quando todos os exemplares estiverem emprestados; desde que esteja com a sua situação regular na biblioteca e que a obra não esteja em seu poder. A reserva ficará disponível por 48 horas a partir da data de chegada do material na biblioteca.


ELABORAÇÃO DE FICHAS CATALOGRÁFICAS

A ficha catalográfica é formada por um conjunto de dados que representam o trabalho acadêmico.

No campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a ficha catalográfica pode ser gerada por meio do preenchimento do formulário abaixo, destinado aos discentes dos cursos superiores e Pós-graduação¹ Lato Sensu e Scricto Sensu.

Formulário automático de Ficha Catalográfica

Caso tenha alguma dificuldade, preencha os dados de seu trabalho no documento a seguir e entre em contato por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Formulário manual de Ficha Catalográfica


NADA CONSTA

O Nada Consta é o documento que comprova a ausência de débitos na biblioteca do câmpus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Quando é solicitado o documento “Nada Consta” o sistema da biblioteca automaticamente afasta o usuário.

A solicitação se faz necessária quando do momento em que o corpo discente vai efetuar a retirada do Diploma ou Certificado de Pós-graduação, na transferência /ou trancamento de curso, no desligamento do IFSP ou nova matrícula. E para, o corpo Docente e Técnico-Administrativo, quando da exoneração; aposentadoria; redistribuição e transferência. Confira como você pode solicitar automaticamente pelo Pergamum na Aba “Tutoriais e manuais” ou entre em contato em O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..


ORIENTAÇÃO AO USUÁRIO

Este serviço tem como objetivo orientar o usuário quanto à utilização da base de dados do acervo e a localização das obras nas estantes, bem como capacitação para utilização do Portal de Periódicos CAPES e da Biblioteca Virtual da Pearson.


EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS DO IFSP

Serviço por meio do qual solicitamos empréstimos e emprestamos livros entre as bibliotecas do IFSP. O material que se quer solicitar quando for de outro câmpus deve ser informado à biblioteca que tratará de todas as condições burocráticas para que o mesmo aconteça.


VISITA ORIENTADA

As visitas em grupos ou individuais terão acompanhamento com orientação no uso das dependências e serviços disponíveis.


ASSINATURAS ONLINE

Por meio dos computadores do IFSP – câmpus São Paulo e rede wi-fi, é possível acessar: 

biblioteca abnt

Normas da ABNT e AMN

Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Associação Mercosul de Normalização (AMN)

Para acesso as normas é necessário fazer login no Pergamum

biblioteca periodicos

Portal de Periódicos Capes

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

biblioteca

Biblioteca Virtual Pearson

A Biblioteca Virtual da Pearson reúne um acervo de livros-texto de 23 editoras, com mais de 5.300 entre livros técnicos e literatura, mais de 40 áreas do conhecimento que podem ser acessados em qualquer local através de computadores, tablets e smartphones.

Os usuários deverão acessar pelo SUAP, digitar o prontuário e a senha. Acesse nosso tutorial.

Fim do conteúdo da página