Laboratório de ensino e reflexão (LER) - Produções - alunos
Apresentação Equipe Metalinguagens Produções - alunos Contato
Prática pedagógica: Leitura e produção textual
L8GE3 - Prática pedagógica: Produção textual III (2023) |
|
Estas Sequências didáticas foram criadas na disciplina Prática pedagógica: Produção textual III (L8GE3) – Professora Cristina Lopomo Defendi | |
Daniela Rezende Soares e Elder Pereira da Silva |
|
Seminário | Gabriela Braz de Andrade e Nathalia Rafaella Marcondes Camargo |
Abaixo-assinado | Melissa Sampaio Borges e Thomaz Machado Silva |
Podcast | Giovana Guimarães Nolêto e Marly Oliveira Balderrama Siles |
L8GE3 - Prática pedagógica: Produção textual III (2022) |
|
Estas Sequências didáticas foram criadas para o estágio de regência em Prática pedagógica: Produção textual III (L8GE3) Professoras Orientadoras do estágio: Alice Pereira Santos e Cristina Lopomo Defendi |
|
Formas Breves (E Assustadoras): Contos E Microcontos De Mistério E Terror |
João Victor Petroni Rodrigues |
Literatura De Cordel: Um Estudo Da Poesia Popular | Bianca Carvalho Morais |
Notícias E Fake News | Paola Gentile |
Narrativas Africanas E A Cultura Afro-Brasileira | Renan Silva Raposo |
L8GE3 - Prática pedagógica: Produção textual III (2020) |
|
Estas Sequências didáticas foram criadas para o estágio de regência em Prática pedagógica: Produção textual III (L8GE3). Em 2020, essa disciplina foi realizada na modalidade remota, o que direcionou a produção das SDs para o ambiente virtual em parte ou em sua totalidade. |
|
Ana Folha |
|
Beatriz Souza Ferreira |
|
Sequência Didática orientada ao 8º ano do ensino fundamental |
Dayane Souza e Thamara Generoso |
Larissa Alves e Felipe Bocato |
|
Sequência didática para o 6º ano do ensino fundamental: poema |
Juliana Pacheco e Luísa Scutieri Nista |
Marina Barroso e Natália Biston |
|
Pedro de Oliveira Rodrigues e William Barros |
|
Kaianne Borges Moraes e Maria Margarete S.B. A. Silva |
L6GE1 - Prática pedagógica: leitura e produção textual I - 2019 |
|
Produções dos alunos da disciplina de L6GE1*, ministrada no ano 2019, que podem ser usadas para incrementar o trabalho em sala de aula ou em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita. De forma análoga, tem por objetivo apresentar produtos culturais que venham interessar e ampliar o repertório de educadores. |
|
Beatriz Souza |
|
Dayane Silva de Souza |
|
Geovani Martins |
|
Giovana Giabani Barbosa |
|
Juliana Naseh Pacheco |
|
Larissa Alves |
|
Proposta de uma metodologia discursiva para formar o leitor literário |
Larissa Bachini Higa |
Marcela Bernardo dos Santos |
|
Maria Margarete Soares de Brito de Araujo Silva |
|
Viviane da Silva Costa |
|
William da Silva Barros |
L8GE3 - Prática pedagógica: leitura e produção textual III - 2019 |
|
Produções dos alunos da disciplina de L6GE3*, ministrada no ano 2019, que podem ser usadas para incrementar o trabalho em sala de aula ou em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita. De forma análoga, tem por objetivo apresentar produtos culturais que venham interessar e ampliar o repertório de educadores. |
|
Gabriel Tardoque & Lucas Agostini |
|
Graziela Lins de Oliveira |
Metodologia do Ensino: Sintaxe da Língua Portuguesa I
Metodologia do Ensino: Sintaxe da Língua Portuguesa I (2023) | |
Elaboração de exercícios de análise linguística a partir de textos com temática sobre o Herói |
Josias Correia Larissa Costa Susana Barboza Tatiane Passarini |
Giovanna Silva Coutinho Igor Juan da Costa Silva Maria Eduarda Barcelos Costa Lira Natally Soares Gabriel da Silva |
Metodologia do Ensino: Sintaxe da Língua Portuguesa I (2022) | |
Elaboração de exercícios de análise linguística a partir de textos com temática sobre o carnaval |
Damaris de Sá Motta Regina |
Gabriela Braz de Andrade Renata Teixeira de Matos Thomas Machado Silva |
|
Exercícios de análise linguística a partir de textos com temáticas raciais |
Letícia Minobu Lima Mariana Yasmin Santos |
Beatriz Dutra Estevam Lourrainy Mancuzo Almeida Luana do Nascimento Rocha |
L5SI1 – Metodologia do Ensino: Sintaxe da Língua Portuguesa I (2021) |
|
Segue uma amostra de trabalhos em grupo, desenvolvidos e discutidos na disciplina, que apresentam a análise sintática de orações complexas de maneira contextualizada, partindo de textos e a serviço deles. |
|
Elaboração de exercícios de análise linguística a partir de textos com temática sobre o Natal. |
Bianca Carvalho Morais, Joyce Maria Borba e Renan Silva Raposo |
Caio Eduardo Fontes Honorato, João Victor Petroni Rodrigues e Paola Gentile |
L5SI2 - Metodologia de Ensino de Sintaxe da Língua Portuguesa (2020) |
|
Segue uma amostra de trabalhos em grupo, desenvolvidos e discutidos na disciplina, que apresentam a análise sintática de orações complexas de maneira contextualizada, partindo de textos e a serviço deles. |
|
Aleilson Souza Pereira, Ewellyn Luisy De Jesus Puppim e Jessica Cavallari Tankevicius |
|
Anderson R. Da Silva Jade S. De Carolis Mayara C. Mota |
PIBID (Programa de Iniciação à Docência)
Os alunos do PIBID Letras-Português do IFSP campus São Paulo (2022) desenvolveram, sob orientação das professoras Cristina Lopomo Defendi e Carla Souto, materiais multimidiáticos a serem usados com alunos do Fundamental 2 ou Médio. O objetivo é explorar os sites de grandes museus paulistas a partir de atividades dirigidas, bem como estimular a visitação presencial a esses locais. |
|
Fernanda Armani Matos, Geovanna Narciso Machado e Marcus Filomenus Araujo Alvarenga. |
|
Gabriela Braz de Andrade, Renata Teixeira de Matos |
|
JOSÉ LUIZ ALVES SANTOS JÚNIOR, MATEUS GIUSEPPE POCAIA DELLA RIPA, RENAN SILVA RAPOSO |
|
Bianca Lenine; Fernanda Salsman; Lourrainy Mancuzo. |
Metodologia do ensino: Leitura e Letramento
L4LLE - Metodologia do Ensino: Leitura e Letramento (2019) |
|
Os trabalhos de L4LLE são Projetos para a formação de um leitor literário, que levam em conta a interdiscursividade entre os gêneros poema e canção, bem como uma reflexão inicial sobre a intersecção entre a teoria dos campos da leitura e do letramento e as atividades em sala de aula. |
|
Aline Néris Dias |
|
Anderson Silva |
|
Jéssica Cavallari Tankevicius |
|
Larissa Liz Vieira |
L4LLE – Leitura e letramento |
|
Os trabalhos de L4LLE são Projetos para a formação de um leitor literário, que levam em conta a interdiscursividade entre os gêneros poema e canção, bem como uma reflexão inicial sobre a intersecção entre a teoria dos campos da leitura e do letramento e as atividades em sala de aula. |
|
Daniela Rezende |
|
BÁRBARA MENDES RIBEIRO |
Literatura Brasileira II
Literatura Brasileira II - 2017
Produções dos alunos da disciplina de Literatura Brasileira II, ministrada no ano 2017, que podem ser usadas para incrementar o trabalho em sala de aula ou em diferentes ações educativas relacionadas a práticas de leitura e escrita.
De forma análoga, tem por objetivo apresentar produtos culturais que venham interessar e ampliar o repertório de educadores.
Revista LITERAL - A moreninha (edição especial) | |
Revista ALTERA - novembro/2017 | |
Revista AB SINTO - Noite na taverna (edição especial) |
Redes Sociais